Campo Grande-MS, 16 de Dezembro de 2017.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Artigos

O que é Corrida de Orientação?

04/03/2010

O que é corrida de orientação

A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

Cada praticante escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou.

O início da competição

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem aos PCs, que são materializados no terreno por “prismas” (quadrados de 30 cm de lado em tecido, metade na cor laranja e metade na cor branca), que estão acompanhados de um pequeno picotador. Recebe também um cartão de controle onde comprova a sua passagem por cada PC através da marca (picote) feito com o auxílio do picotador.

O mapa de Orientação

O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc.
 
O percurso de orientação

O percurso de orientação é constituído do triângulo de partida, PCs e chegada. Entre os PCs, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as perna-das do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se.

As características do esporte

A característica própria do desporto Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomada de decisão rápida, corrida em terreno natural variado, manutenção do controle da distância percorrida etc.

A escolha do itinerário entre os PCs é uma opção do próprio praticante.Cada PC é uma meta a ser atingida e simultaneamente, a partida para um novo desafio.

Cruzando campos, córregos e matas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre. A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a sua relação com o terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário e decidir!

As regras básicas

· Passar por todos os pontos de controle; na seqüência estabelecida.

· Marcar corretamente o cartão de controle;

· Preservar a natureza.

As modalidades

As regras oficiais do esporte orientação regulam as seguintes modalidades:

1.Orientação Pedestre: é  uma modalidade de resistência, em que o competidor utiliza um mapa e uma bússola durante o seu deslocamento a pé.

2.Orientação em Bicicleta (MTB-O): nesta modalidade, utilizando o mapa  e a bússola, o competidor faz seus deslocamentos com uma bicicleta.

3.Orientação em Ski: é uma modalidade de  inverno, onde utilizando o mapa e a bússola, o competidor desloca-se com esquis para neve.

4.Trail Orienteering (Orientação para portadores de necessidades especiais motoras): é uma modalidade voltada para os portadores de necessidades especiais e baseia-se na interpretação precisa do mapa.

Um pouco de história

A Orientação teve início por volta de 1918, na Suécia, quando o major ERNST KILLANDER, organizou os primeiros percursos e competições. O esporte estendeu-se pela Europa, principalmente nos países nórdicos, passando a ser matéria obrigatória para as crianças suecas em 1942.

Em 1961, em Copenhague, foi fundada a Internacional Orienteering Federation (IOF), hoje com sede em Helsinque na Finlândia, tendo mais de cinqüenta países filiados, inclusive o Brasil.

Em 1977, a Orientação foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), como esporte olímpico, embora ainda não tenha sido incluída como prova integrante dos Jogos Olímpicos.

No Brasil, a Orientação só chegou na década de setenta, por intermédio das Forças Armadas, que percebendo as vantagens do esporte para o treinamento militar logo a adotaram, sendo a mesma desde 1974, matéria curricular na Escola de Educação Física do Exército.

Porém, a orientação só começou a desenvolver-se efetivamente como esporte aberto ao público em geral, em 1986, quando foi realizada a primeira competição oficial de Orientação no Brasil, o I Campeonato Metropolitano de Corrida de Orientação de Curitiba, realizado no Parque Barigüi.

Em 1991, o Brasil participou em Boräs, Suécia, do 24o Campeonato Mundial Militar de Orientação; alguns integrantes da equipe  Brasileira visitaram clubes e participaram de competições européias e ao retornarem ao Brasil, organizaram algumas competições abertas a todas as pessoas, além de fundarem o Clube de Orientação de Santa Maria (COSM), que iniciou um trabalho de desenvolvimento da Orientação no estado do Rio Grande do Sul e apoiou a fundação de outros clubes em todo o Brasil.

Em 1994, a World Wide Orienteering Promotion (WWOP) enviou para o Brasil o sueco Arto Rautiainen, que colaborou na confecção de um mapa conforme a convenção internacional para mapas de Orientação. Este mapa foi usado em 1995 para a realização do I Campeonato Sul-Americano de Orientação que ocorreu em Santa Maria-RS, e contou com a participação de mais de quatrocentos atletas, servindo de estímulo para a realização de competições regionais no Brasil.

Com apoio da WWOP, os brasileiros retornaram à Europa e participaram das clínicas da IOF, o que possibilitou uma melhor qualificação dos organizadores e dirigentes do Brasil.

Em dezembro de 1996, na cidade de São José dos Campos, SP, foi realizado o I Troféu Brasil de Orientação, com a participação da elite do esporte àquela época. A partir deste evento, ampliou-se o número de Clubes e  Federações do Brasil, o que permitiu que se concretizasse no dia 11 de janeiro de 1999, a fundação da Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

A partir daí, o esporte cresceu, sendo hoje o mesmo, disciplina em Universidades como a  Federal de Santa Maria e a Federal do Rio de Janeiro e em algumas escolas do ensino fundamental e médio, destacando-se, no Brasil, o município de Cachoeira do Sul- RS, que a implementou no currículo escolar da rede municipal.

Hoje chegamos ao expressivo  número de mais de quatrocentos mil praticantes em todo o mundo, filiados a mais de cinco mil clubes em vinte e sete países, nos cinco continentes. Isto se considerarmos somente os atletas filiados aos clubes ou entidades de prática, regularmente cadastrados nos países filiados à IOF.

As Instituições de administração do esporte

A Confederação Brasileira de Orientação (CBO), com sede em Santa Maria – RS, é a instituição nacional de administração do esporte orientação, foi fundada em 11 de janeiro de 1999 em Guarapuava – PR,  e conta hoje com seis Federações Estaduais, mais de setenta clubes e entidades de prática e mais de quatro mil atletas filiados.

Fonte: Federação de Orientação de São Paulo (fosp)

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (6):

kátia. 28/03/2011 18:48

Esse comentária sobre corrida de orientação é explendido!!!!!!!!!!!!!

guilherme 29/05/2011 21:03

poxa fala tudo precisei de fazer um trabalho de educação fisica poha muito bom esse siti !!

Denise Matukiwa 10/08/2011 17:54

O CLUBE DE ORIENTAÇÃO GRALHA AZUL (COGA) tem a honra de convidá-los a participar da 3ª Etapa do XIII Campeonato Metropolitano de Orientação de Curitiba (XIII CMOC), a ser realizado no COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA, Curitiba - PR, no dia 28 de agosto de 2011. A etapa será em forma de SPRINT. Mas informações: http://orientaparana.com.br/fpo1/

sergio 09/03/2012 15:58

Graças a www.tvdigitalnopc.com.br a Sky nunca mais vai ver a cor do meu dinheiro

Naiara Gomes 30/09/2012 18:06

AAh esse saite é muito bom pq ...Eu achei aki tudo que precisava para meu trabalho de educação fisica

suelen 11/06/2013 13:38

arasooooo boas dicas

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec