Campo Grande-MS, 16 de Dezembro de 2017.

Imprimir Página    Aumentar fonte do texto Diminuir a fonte do texto
Artigos

Dor no joelho em atletas

26/10/2009

Dr. Fernando Nunes Matos

A busca ao condicionamento físico e o culto a boa forma levam as pessoas a dedicar grande parte do seu tempo em atividades esportivas e academias. Métodos imediatistas estão difundidos na sociedade, porém atuam de uma maneira irresponsável quanto à segurança de seus resultados.

Profissionais da saúde se preocupam com a qualidade com que estas atividades vêm sendo praticadas e buscam a promoção de saúde no meio esportivo. Cuidados com a orientação adequada dos atletas, estrutura física de academias e vestimentas, são temas de estudos em grandes centros de treinamento.


Neste contexto, dores nos joelhos são cada vez mais freqüentes nos consultórios médicos, sendo o primeiro sinal de que algo está anormal. Patologias como tendinites (Ex: Tendinite da Pata de Ganso), lesões meniscais, instabilidades ligamentares, lesões cartilaginosas (Ex: osteocondrite dissecante) são, entre outras, a gama de diagnósticos que devem ser feitos pelo médico assistente, pelos riscos de sequelas que podem afastar definitivamente o atleta de sua prática.


Um hábito bastante frequente nos dias atuais são treinamentos com frequência e intensidade exagerados (“over training”) que pode causar fraturas, conhecidas como “fraturas por stress”.


Exames modernos e com alta capacidade diagnóstica auxiliam o médico nesta etapa do tratamento. Determinando com detalhes o tipo de lesão e o melhor tratamento para tal.

A prevenção através de uma equipe multidisciplinar é o melhor tratamento para enfermidades do joelho. Respeitar os limites individuais, boas horas de sono, dieta balanceada e avaliações físicas temporárias são medidas essenciais para boa forma com saúde.

 

Dr. Fernando Nunes Matos
Médico especialista em Joelho no HC-FM-USP
CRM 4776 - TEOT 11030
Consultório: Rua Dr. Arthur Jorge N° 365 Vila Cidade 1° andar
Unidade de Diagnósticos Avançados do Grupo El Kadri
Telefone: 3313-9797 ou 3313-9791

Enviar para um amigo compartilhe

Comentários (2):

Cesar Augusto 29/12/2010 20:46

Boa Noite. Não sei se é ético, mas gostaria de agradecer publicamente ao Dr. Fernando, pois tive uma lesão no joelho durante um treinamento de Jiu-Jitsu e graças à sua competência pude concluir o processo seletivo ao qual participava. Obrigado Dr. Hoje voo de helicóptero em decorrência da coincidência de ter ido ao Hospital num plantão noturno de segunda-feira e ter recebido um excelente atendimento. Abço e sucesso.

thiago 24/05/2012 14:38

Olá, eu já tive OSTEOCONDRITE DISSECANTE, e já operei já á alguns anos,e hoje tenho um barulho que pode ser ouvido até por terceiros próximo a mim,e tenho também 2 pinos no mesmo, e gostaria de saber se isso é motivo de ser considerado INAPTO para vida militar fora do pais precisamente na LEGIÃO ESTRANGEIRA FRANCESA. PRATICO ESPORTES:CORRIDA,JIU JITSU, E QUERO SABER SE EM SUA OPINIÃO DE MÉDICO ME REPROVARIA POR OUVIR ESSES ESTALIDOS NO MEU JOELHO NO MEU JOELHO: O BARULHINO É SIMILAR A COMER ALGO CROCANTE MUITO OBRIGADO !

deixe seu comentário:

A SportsEventos não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhum comentário, o qual não é revisado. Todavia, havendo necessidade, a SportsEventos reserva-se o direito de reprovar, eliminar ou alterar comentários em desacordo com o propósito do site.

Nome *

E-mail * (não será publicado)

Mensagem *

Informe o código de segurança que está na imagem

Não consegue ler a imagem? Clique aqui

Voltar para página anterior      ir ao topo do site
Facebook Sportseventos
YouTube - Assista aos vídeos Facebook - Torne-se Fã!
Copyright (c) 2009 - Todos os direitos reservados - By Agênciatec