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Conheça os testes que você precisa fazer antes de começar a treinar

26/09/2009

Eles garantem a prática segura e permitem a elaboração da planilha ideal


Antes de começar qualquer atividade física, é indispensável fazer uma avaliação. Os testes são necessários por, basicamente, dois motivos:


1. Revelam como anda o seu condicionamento: sua capacidade respiratória, porcentagem de gordura no corpo e qualidade do ritmo dos batimentos cardíacos são medidos nos exames, garantindo que a prática esportiva seja um momento de diversão e saúde. Isso evita surpresas desagradáveis, como falta de ar durante o treino, cansaço excessivo, lesões ou até casos mais graves, como um infarto.


2. Servem como indicador do melhor treino para você: a avaliação vai mostrar quais são seus pontos fracos e fortes. Assim, o professor pode montar uma planilha que combine a melhora do desempenho e os seus objetivos.


O primeiro passo é fazer uma anamnese. O nome é difícil, mas a explicação é simples: trata-se de um questionário enorme para rastrear hábitos alimentares, doenças hereditárias, patologias, cirurgias e atividades físicas praticadas. Também é hora de conhecer os objetivos de cada um para uma melhor adequação do programa de treinamento.


Avaliação antropométrica Para analisar a porcentagem de gordura no seu corpo, existem vários métodos. O mais utilizado usa a bio impedância e por dobras cutâneas.


Bioimpedância: esta análise é feita a partir de um aparelho que emite corrente elétrica pelo seu corpo, verificando o nível de água existente no organismo e quantificando o percentual de gordura. Mas não se assuste: a corrente é de baixa intensidade e você não sente nada. São dois eletrodos nos braços e mais dois nos pés nas regiões onde há concentração de gordura, a corrente passa mais devagar. Onde há mais líquido, a velocidade aumenta.


Dobras cutâneas: um grande compasso é usado para beliscar você na barriga, nas pernas e nos braços, identificando a quantidade de gordura que está depositada sob sua pele.


Avaliação de força: dependendo do seu objetivo, é importante fazer um teste neuromuscular. Ele verifica a resistência de grandes grupos musculares, durante 1 minuto de exercícios repetidos em máxima velocidade. Outra maneira de medir sua força é pela dinamometria, que mede sua força usando um equipamento (em vez dos exercícios).


Avaliação postural: verifica anomalias no esqueleto ou desequilíbrios musculares. É muito indicada principalmente para quem começa a treinar pensando em diminuir dores nas costas.


Teste de flexibilidade: checa a capacidade do músculo de se estender ao máximo através de equipamento chamado de Banco Wells uma espécie de banco milimetrado.


Peso e altura: as informações são coletadas no início do treino para servirem como mais um padrão de conferência do seu rendimento.


Avaliação cardiorrespiratória: é fundamental fazer um teste ergométrico antes de começar a treinar. Ele é feito por um médico e avalia o seu condicionamento cardiovascular, prevendo um possível problema de coração.


Ergoespirometria: este teste mede as trocas gasosas feitas pelo seu organismo durante a atividade física. Com o resultado, é possível saber a quantidade de oxigênio consumida pelo seu organismo, estabelecendo limites confortáveis e seguros para a prática esportiva.


Antes de qualquer avaliação, é importante pedir autorização médica realizar os testes (que exigem esforço físico e podem trazer algum desconforto dependendo da condição física do aluno). Além disso, é importante fazer todas as avaliações em laboratórios confiáveis, contando com profissionais habilitados. Isso evita falhas não só na aplicação dos testes como na interpretação dos resultados.


Fonte: Minha vida

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